quarta-feira, 27 de abril de 2011

História do Giramundo no Brasil

A primeira estrela que vi foi em São Luiz do Paraitinga, SP, um dos últimos baluartes da cultura e folclore brasileiros. Nós (eu e a Ana Maria) a desmontamos para ver como era feita, e depois pesquisamos materiais e técnicas de montagem, e durante este período aconteceu o inesperado: pessoas oriundas de todo o Brasil que passavam por nossa loja reconheciam as estrelas como lembranças de avós e bisavós, mas os nomes que lhes davam eram diferentes conforme a região.



Uma peça de artesanato produzida em todo o Brasil durante pelo menos 200 anos, tecendo estórias e histórias de famílias. O mais bonito é que elas viam as estrelas com um brilho de felicidade, de saudade nos olhos... começamos a recuperar a tecnica, a reproduzir a montagem de varios locais do Brasil, e pretendemos divulgar isso para resgatar este artesanato antigo da época do Imperio. Descobrimos tambem que as moças daquela época, com a mesma tecnica, faziam caixinhas e porta joias.







Eis os nomes que até agora coletamos, a algumas das estórias relacionadas às estrelas: 

Flor de Mandacaru: é assim chamada no Nordeste, onde eles fazem estrelas menores dentro das outras, reproduzindo a geometria da flor do cacto do agreste. Nos contaram que enfeitam varandas das casas e barracas em festas regionais.


Giramundo: é o nome mais conhecido, no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, têem um pingente que pode ter várias formas e ficam girando ao sabor do vento, de acordo com uma de nossas fontes mostrando às pessoas as várias faces que a vida tem, e que nenhuma delas é permanente. A lenda diz que ela "chama " a sorte ao girar, porisso é pendurada nos batentes de portas, janelas e em varandas.

Carambola: nome dado no interior do Paraná, devido à semelhança da estrela com a geometria de uma fatia transversal da fruta.


Estrela, Segredo, Cofrinho: nomes conhecidos no estado de São Paulo, devido ao costume da época imperial em que as mães presenteavam a filha que se casava com uma estrela e punham dentro dela algum dinheiro para emergências. Nos relataram que ao redor de 1940-1950 se ensinava nas escolas as meninas a fazer estrelas nas aulas de artes em escolas do interior paulista, com uma abertura, para usar como cofrinho.


Estrela da Felicidade, ou Estrela de San Tiago: nome dado no sul do Brasil e nos pampas em geral, onde a influência da cultura ibérica embutiu um costume místico na feitura das estrelas, que se chama “costurar orações" de proteção ou na intenção de cura, tornando a estrela um amuleto pessoal, lá as estrelas eram feitas por curandeiras.

Espinheiro, agulheiro: nomes dado em Goiás e Mato Grosso, onde são feitas com losangos bem pontudos e estreitos.

Pindaíva ou pindaíba: estrela feita em tons de vermelho escuro, este nome vem da região do pantanal, Goiás, Mato Grosso. É uma fruta vermelha, cheia de pontas, que dá em arvores de mata densa no Brasil central... quando os caboclos não teem mais nada para comer entram na mata para catar pindaívas ( daí surgiu a expressão "está na pindaíba" = não tem nenhum outro recurso)



Uma variante das estórias ligadas às estrelas veio das fazendas da região serrana do Rio de Janeiro e é particularmente singela,é de que as mães presenteavam as filhas no dia do casamento com uma estrela: durante toda a vida da moça a mãe guardava pedacinhos do tecido usado para confeccionar as roupas dela, lembranças do dia de batismo, aniversários e outras datas, e quando a moça se casava (em geral ainda adolescente) a mãe lhe entregava partes da sua história na forma de uma estrela, que ela iria levar para a casa onde ia começar sua nova história como futura mãe, num ritual de passagem.
Naquela época, muitas vezes a mãe nunca mais via a filha que se casava porque ela podia ir morar em fazendas muito distantes e não tinham formas rápidas de comunicação, e muito raramente as mulheres tinham dinheiro na mão. As mães guardavam então moedas dentro da estrela, antes de fecha-la, para que a moça tivesse dinheiro à mão em caso de emergencias, e por isso as estrelas tambem eram chamadas de "segredo".


As estrelas são feitas com papel paraná, 60 losangos revestidos de tecido individualmente e depois costurados uns aos outros, formando 12 flores de formato pentagonal, num trabalho total de cerca de 6 horas por estrela para quem já tem bastante prática.










Quem gosta de fazer arte com as mãos sabe que existe um prazer em dar forma à beleza... mas no caso das estrelas é uma coisa intensa, porque a cada corte diferente no tecido elas ganham nova vida, nova forma. É como solidificar sonhos, por ordem na criatividade, organizar a beleza.


gira mundo, e o mundo gira... e a cada volta, se vê outra cor, outra flor, outra vida.




25 comentários:

  1. Estou emocionada por saber que o giramundo que cresci vendo minha mãe costurar para presentear as mulheres de nossa família possui uma história feita de pedacinhos do Brasil. Lindo!
    Ana Maria - Mauá SP

    ResponderExcluir
  2. Minha avó Dita completou 80 anos no último dia 04, cresci vendo a construir seus giramundos, sempre coloridos, alegres, fantásticos. Esta mística que o envolvia ante meus olhos na infância se manteve, certamente ao passar dos anos e no futuro quando já não se fizer presente minha avó, estará no maravilhoso, pois se conservará como doce lembrança. Dia 04 quando liguei para minha avó para parabenizá-la, fui eu o presenteado quando ela me disse: "Lê terminei seu giramundo, está na casa da sua mãe". Giramundo sempre me será sinônimo de belo, de amor, o amor da vó Dita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo!
      Minha vó fez pra todos os seus filhos. Ela já nao está mais conosco, mas guardamos com muito carinho todas as estrelas que ela fez.
      A lembrança mais antiga que tenho de minha vó é vê-la cortando os losangos e juntando o tecido. Me recordo com muito amor e saudade.

      Excluir
  3. Lindo blog, estão de parabéns os responsáveis. Uma pequena contribuição, minha avó Benedita Monteiro Graton, nasceu no ano de 1934 em Marília, interior de SP, sempre a vi confeccionando giramundos, me contou certa vez que aprendeu com sua avó, portuguesa, aos oito anos de idade e de lá para cá nunca parou, sei que utiliza caixas de fósforos e retalhos de tecidos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei ler isso aqui! Essa semana minha vó me deu um giramundo, e, como você disse, ela estava muito feliz pois disse que não via um desses há muitos anos, desde criança. A animação em sua voz era muito grande! Adorei ela fazer questão de compartilhar isso comigo, pois eu não conhecia, e agora, através do blog, sei também da história do item! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Que legal, ganhei uma ano passado. É muito linda❤️

    ResponderExcluir
  6. Amei ler
    então as que estou fazendo se chamaram estrela da felicidade
    Muito linda a matéria

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe fez muitas e um dia me deu uma de presente. Hoje guardo essa recordação com muito amor e sempre penso no amor com que ela foi feita.

    ResponderExcluir
  8. Quando criança todas as casas tinha esse Giramundo. Há poucos anos ganhei dois de uma amiga. Não lembrava o nome. Obrigada por esclarecer

    ResponderExcluir
  9. Minha mãe fazia e há pouco tempo comecei a pesquisar para ver se encontrava.Achei. fiquei feliz por reviver algo que marcou minha infância. Meu primeiro giramundo, será para minha irmã.

    ResponderExcluir
  10. Quando eu era adolescente minha mãe fazia, estou com 57 e ela 79, vou convidá-la a me ensinar, veremos como ficará

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Paula! Elas são muito lindas e muito bem feitas <3

    ResponderExcluir
  12. Nossa que histórias lindas! Fiquei apaixonada por esta estrela! Vou tentar fazer uma. Já havia visto em revistas de artesanatos mas ao vivo nunca vi nenhuma. Achei lindas as lembranças.

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. voce pode fazer com qualquer medida desde que a razão altura/largura se mantenha. alguns exemplos: 7x4 cm, 8x 4,5 cm.

      Excluir
  14. Estava pesquisando sobte giramundo e cheguei no seu blog. Minha mae era paulista e vivis no Paraná, ela chamava de giramundo. Sabia fazer, mas me lembro que tinha, já estava velho resolveu fazer outro
    Eu era criança a, fiquei assistindo. Encontrei varios tutoriais, deu vontade de fazer. Só preciso de um tempinho. Gostei de ler a história sobre diferente nomes. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu tbm faço e aprendi com meu pai. Sempre via ele fazendo desde que eu tinha 8 anos. Já estou com qse 60. Obrigada por postar sobre giramundo.

    ResponderExcluir
  16. Sensacional
    Eu ganhei uma bem antiga mas não sabia o nome
    Fiquei feliz em conhecer um pouco da história desse artesanato

    ResponderExcluir
  17. Emocionante!!Cresci vendo minha mãe e minha avó fazendo essa peça linda!!Aprendi a fazer também e a história por traz desse pequeno arranjo é muito bonita.Fiquei encantada !

    ResponderExcluir
  18. Sou professor de Matemática e faço "giramundo" de papel cartão, com alunos dos Anos Finais e Ensimo Médio. Eles decoram com tinta spray glitter e adesivos.

    ResponderExcluir
  19. Amei ler e aprendi mais. Já fiz p meus filhos.

    ResponderExcluir
  20. Minha sogra Joana W. que é do Paraná faz até hoje e ela me ensinou também a fazer. Conheço como Giramundo!!
    Amei saber dos vários nomes que possoi dependendo da região que se encontra. Parabéns adorei a matéria!!!💖

    ResponderExcluir